RSS

sábado, 27 de novembro de 2010

História da Educação Física


História da Educação Física

Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.

Os muros, recentemente desenterrados, revelaram que a cultura física era praticada com tal paixão, sob o aspecto de exercicios de força e destreza, que chegaram a construir praças de jogos ou circo. Pelos pictogramas e pinturas de cenas esportivas, encontradas, nos muros. Conclui-se que os cretenses praticavam diversos jogos (corridas de carros, corrida a pé, saltos, touradas; danças, exercícios ginásticos; Pugilismo Boxe e lutas e gladiadores; jogos de xadrez e caça). A educação física era praticada, como se pôde deduzir, sob os aspectos militar, esportivo, médico e rítmico.

b Aspecto militar: significa que as pessoas praticavam os esportes ou qualquer tipo de atividade física como forma de treinamento do exército para combates e guerras daquela época.

b Aspecto esportivo: desenvolvia, individual e coletivamente, as qualidades guerreiras. Praticavam os esportes individualmente para desenvolver as qualidades e capacidades de cada um, como coragem, ousadia, resistência e confiança em si mesmo. Já coletivamente praticavam os esportes como caçadas e corridas de carros apenas como forma recreativa e descontraída e para desenvolver o espírito de competição.

A Educação Física de antigamente teve seu desenvolvimento e sua prática realizada em diferentes lugares e regiões do mundo. Vejamos a seguir:

b Educação física na China: O povo chinês mantém as características da civilização mais primitiva na terra. Como Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 A. C. lá na China. Um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.

b Educação física no Japão: A história do desenvolvimento das civilizações sempre esbarra na importância dada à Educação Física, quase sempre ligados aos fundamentos médicos-higiênicos, fisiológicos, morais, religiosos e guerreiros. A civilização japonesa também tem sua história ligada ao mar devido à posição geográfica além das práticas guerreiras feudais: os samurais.

b Educação física na Grécia: Sem dúvida nenhuma a civilização que marcou e desenvolveu a Educação Física foi a grega através da sua cultura. Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais e da música. "Na música a simplicidade torna a alma sábia, na ginástica dá saúde ao corpo" Sócrates. É de Platão o conceito de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente.

Os sistemas metodizados e em grupo, assim como os termos halteres, atleta, ginástica, pentatlo entre outros, são uma herança grega. As atividades sociais e físicas eram uma prática até a velhice lotando os estádios destinados a isso.

b Educação Física na Índia: No começo do primeiro milênio, os exercícios físicos eram tidos como uma doutrina por causa das "leis de Manu", uma espécie de código civil, político, social e religioso. Eram indispensáveis às necessidades militares além do caráter fisiológico.

b Educação Física no Brasil: Os índios - No Brasil colônia - Os primeiros habitantes, os índios, deram pouca contribuição a não ser os movimentos rústicos naturais tais como nadar, correr atrás da caça, lançar, e o arco e flecha. Na suas tradições incluem-se as danças, cada uma com significado diferente: homenageando o sol, a lua, os Deuses da guerra e da paz, os casamentos, etc. Entre os jogos incluem-se as lutas, a peteca, a corrida de troncos entre outras que não foram absorvidas pelos colonizadores. Sabe-se que os índios não eram muito fortes e não se adaptavam ao trabalho escravo.

Além disso, no Brasil a Educação Física passou por diversas fases como:

û A época do Brasil Império, a Educação Física passava a fazer parte dos conteúdos escolares;

û Brasil República, a Educação Física passou a ser profissão;

û nos anos 70 foi usada para fins educativos;

û nos anos 80 foi esquecida, porém sendo fortalecida fora dos ambientes escolares e adotada como fora de rendimento;

û nos anos 90 o esporte ganha força e passa a ser considerado como fonte de saúde, enfim;

û hoje a Educação Física é regulamentada e também existe o dia do profissional de Educação Física que comemora-se no dia 1º de setembro, dia que foi assinado a regulamentação da profissão.

1. Sabemos que a Educação Física é uma disciplina que conhecemos na escola e que muitos gostam por ser em sua grande maioria atividades práticas. Mas, ao lermos esse texto podemos entender melhor essa disciplina. Explique com suas palavras, o que você entendia e o que passou a entender sobre a Educação Física.

2. Na Educação Física, brincamos, corremos, saltamos, praticamos esportes e além de tudo aprendemos muito, mas, como tudo isso surgiu?

3. Na antiguidade a Educação Física era entendida a partir de alguns aspectos, quais são esses?

4. Antes de chegar ao Brasil a Educação Física surgiu e teve seu desenvolvimento em outros países. Diga quais são esses países e como cada um deles entendia essa prática.

5. E no Brasil, como tudo começou? Faça o desenho de uma linha do tempo e, nessa linha coloque a ordem cronológica pela qual a Educação Física passou no Brasil.

2 comentários:

Unknown disse...

kkkkkkkk
nada nn '-'

Payer Nelson disse...

gostei muito boas dicas

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Obrigado pela visita!!!

Obrigado pela visita!!!
Pratique esportes! Brinque muito! Divirta-se ...
 
Copyright Educação Física Escolar 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .