RSS

sábado, 27 de novembro de 2010

História do Handebol


O handebol de campo foi regulamentado em 1914 pelo alemão Karl Schellenz, professor de Educação Física. Jogado por moças, num campo de 40m x 20m, era chamado handebol de campo.

Com o passar do tempo, o interesse despertado foi tão grande que o esporte começou a ser disputado por homens. As medidas do campo foram aumentadas, adaptadas ao tamanho do campo de futebol, e jogavam duas equipes de onze jogadores cada uma.

O esporte foi evoluindo e ganhando admiradores e praticantes até que, em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol. Em 1936, foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos.

Os países que mais se destacaram nesse esporte foram Alemanha, antiga coslováquia, França, Dinamarca e Suécia.

Na Suécia, para que pudesse ser praticado no inverno, o esporte foi adaptado para recinto fechado. Aí surgiu o handebol de salão, com sete jogadores de cada lado. A Alemanha é o país onde é mais praticado, com milhares de desportistas. O handebol chegou ao Brasil em 1930 e vem se desenvolvendo de ano para ano.

O handebol de salão é o esporte que mais exige habilidades e qualidades físicas dos atletas. Desenvolve, ao mesmo tempo, resistência, habilidade, coordenação, velocidade, força e coragem. Encerra quase todas as qualidades dos outros esportes e nele o perigo de contusões é pequeno, uma vez que é jogado com as mãos. Por isso, vem sendo praticado em muitas escolas como parte da Educação Física e como recreação esportiva, despertando grande interesse por partes de professores e alunos.

3 comentários:

Unknown disse...

adorei mt ogrigada me ajudou d+ com o meu trabalho

Unknown disse...

eu amei linda ajudou no meu trabalho

Almanac.Tutor disse...

td mundo da minha sala se matando pra conseguir essa disgraça ae.... vow poura tu epika dimais

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Obrigado pela visita!!!

Obrigado pela visita!!!
Pratique esportes! Brinque muito! Divirta-se ...
 
Copyright Educação Física Escolar 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .