RSS

sábado, 27 de novembro de 2010

História do Voleibol


O voleibol foi idealizado por William Morgan, na Associação Cristã e de Moços de Holyoke, Massachusetts, Estados Unidos da América, por volta de 1895.

Em 1895 o basquete era o esporte da moda nos Estados Unidos. a pequena Holyoke, no Estado de Massachusetts, bola ao cesto também fazia muito sucesso entre os sócios da ACM, a Associação Cristã de Moços.

Os jogadores de mais idade, porém, reclamavam do novo esporte, que exigia um demasiado esforço físico e os levava à exaustão. Preocupado com queixas, o pastor Lawrence Rinder solicitou ao professor William G. Morgan, diretor do Departamento de Educação Física, a idealização de um jogo que atendesse às necessidades dos mais velhos. Assim, como atividade recreativa para os trabalhadores que freqüentavam a ACM no período noturno, nasceu o minnonette.

Inspirado no tênis e no handebol, Morgan colocou, no centro da quadra, uma rede a aproximadamente 1,90m de altura, sobre a qual a bola deveria ser enviada, por meio de toques com a mão, de um lado para o outro. Não havia limitações quanto ao número de jogadores, a nova modalidade despertava o espírito de equipe e proporcionava - sem provocar o cansaço do basquete - uma boa dose de exercícios a seus praticantes.

Não se sabe ao certo quando o voleibol chegou ao Brasil. Há quem afirme que o Colégio Marista de Pernambuco foi quem realizou a primeira partida de voleibol em solo brasileiro. Hoje temos documentos que provam que o voleibol foi introduzido no Brasil pela Associação Cristã de Moços.

2 comentários:

Unknown disse...

LEGAL DANIELE ESTA PAGINA QUE VC FEZ

Unknown disse...

Eu sei que não vou conseguir ir hoje na reunião do conselho de administração porque não tenho como fazer minha matrícula na disciplina de metodologia científica e tecnológica de

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Obrigado pela visita!!!

Obrigado pela visita!!!
Pratique esportes! Brinque muito! Divirta-se ...
 
Copyright Educação Física Escolar 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .