RSS

domingo, 28 de novembro de 2010

Os Movimentos

Os seres humanos, como também todos os outros animais, estão sempre em movimento, andando, correndo, saltando, levantando ou empurrando, puxando ou agarrando, equilibrando-se. Esses movimentos são necessários ao desenvolvimento da pessoa e só cessam com a sua morte.

São os exercícios, as repetidas tentativas, o treino que vão permitir ao bebê, por exemplo, realizar movimentos crescentemente complexos de mãos, braços, pernas, corpo e cabeça. É por meio do exercício de movimentos mais sim ele vai se capacitando a realizar outros mais elaborados como sentar, engatinhar e, depois, andar, e assim por diante.

O movimento é, pois, condição indispensável ao desenvolvimento do indivíduo. Através dele, o ser humano se relaciona consigo, com o outro e com a realidade.

Observe esta ilustração:

Da mesma forma que andamos com mais perfeição que uma criança pequena, um corredor corre com maior perfeição que nós. Isso acontece porque, além de suas qualidades inatas, o corredor educou melhor os seus movimentos.

Assim também o praticante de natação e o jogador de futebol nadam e jogam bola melhor que nós. Através de exercícios, educaram-se e aprenderam a comandar melhor os seus movimentos.

Educar, aprimorar e melhorar seus movimentos.

Além do bem-estar físico, a Educação Física proporcionará a você também bem-estar psíquico, desenvolvendo sua inteligência, caráter e personalidade, preparando você para uma melhor convivência social, política, biológica e ecológica.

Você já se perguntou como realizamos movimentos?

Na brincadeira de cabra-cega, por exemplo, quando está com os olhos vendados a criança utiliza principalmente os sentidos do tato e da audição.

Através dos sentidos é que nos orientamos para realizar movimentos.

Correr e pendurar-se, por sua vez, exigem principalmente os músculos das pernas e dos braços. Através dos músculos é que executamos o movimento.

O cérebro recebe as informações através dos sentidos e envia ordens para os músculos fazerem os movimentos necessários. Assim, o cérebro realiza a coordenação dos movimentos.

Na maior parte das atividades físicas utilizamos os músculos e os sentidos. Por isso, na Educação Física existem exercícios simples e agradáveis que desenvolvem a coordenação entre músculos e os sentidos, o que auxilia o desenvolvimento do corpo.

Os exercícios de Ed. Física:

a) contribuem para a formação corporal, isto é, para o desenvolvimento dos órgãos, dos músculos e dos sentidos. Este é seu caráter formativo.

b) divertem e educam. Este é o seu caráter recreativo ou lúdico

0 comentários:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Obrigado pela visita!!!

Obrigado pela visita!!!
Pratique esportes! Brinque muito! Divirta-se ...
 
Copyright Educação Física Escolar 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .