RSS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Aparelho Locomotor Humano

Constituído: 
Ossos
 
    São órgãos vivos e dinâmicos, cuja função é proporcionar uma armação rígida que sirva de suporte ao corpo.
 
Articulações
 
    Os ossos podem estar articulados rigidamente, tal como acontece com o crânio, ou então conectados entre si por meio de articulações, construídas de forma que os ossos podem mover-se (alavancas).
 
Músculos
 
    Músculos são “máquinas” biológicas que convertem energia química (derivada da reação entre o alimento que ingerimos e oxigênio) em força de trabalho mecânico.
Tipos de músculos:
Estriado ou esquelético (voluntários)
–    Atividade física
–    Trabalhos estáticos ou dinâmicos
Cardíaco (involuntários)
–    Aciona a bomba do sangue que é o coração
Liso (involuntários)
–    Vasos sanguíneos dos intestinos e dos órgãos ocos.
Postura e mecânica dos movimentos
Mecânica dos movimentos
    Os exercícios que desenvolvem a força muscular e a flexibilidade, aliados a uma reeducação neuromuscular favorecem uma melhor postura e eficiência mecânica.

Musculatura debilitada
- Implicações para a saúde:

Mais problemas articulares
Mais problemas posturais
Lesões musculares mais frequentes 
Dores lombares mais frequentes

Pouca mobilidade das partes corporais
- Implicações para a saúde:

Problemas posturais
Limitada participação em atividades esportivas/recreativas
Maiores riscos de lesões musculares e articulares 

Problemas Musculares
O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: câimbras, cansaço muscular, distensões e rupturas. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva. A câimbra é causada por contrações repentinas e involuntárias do músculo.
A câimbra é uma contração brusca da musculatura acompanhada de dor intensa. Importante salientar que não é apenas a contração prolongada dos músculos que pode provocar dor. O estiramento excessivo (distensão muscular) também é seguido de intensa dor. Contrações musculares bruscas podem afetar os tendões, resultando, em certos casos, no rompimento da articulação. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma ruptura de tendão.
 Haja músculos para enfrentar o dia-a-dia
   
Prevenir dores e lesões musculares não é tão difícil assim, basta estar em dia com a atividade física.
Tropeçou, caiu, machucou? Mesmo em tarefas corriqueiras do dia-a-dia as lesões musculares podem surgir. Seja ao subir escadas, empurrar ou trocar móveis de lugar, abaixar para pegar algo pesado, dormir em uma posição errada ou até passar horas digitando no teclado do computador. Até nessas situações, quem pratica atividade física leva vantagem.
As causas das lesões musculares, de tendões, ligamentos, cartilagem e nervos podem ser: diretas (provocadas por algum impacto) ou indiretas (devido à súbita sobrecarga excessiva ou ao uso contínuo dessas áreas).

Músculos bem treinados

A probabilidade de lesões diminui com a prática regular e correta de exercícios para fortalecer a musculatura - claro, sob a orientação de um especialista. Um músculo treinado pode prevenir lesões ligamentares, porque o tecido muscular consegue dissipar a energia gerada pelo estresse e amortizá-la. Não devemos esquecer de que a prática irregular de exercícios físicos pode acarretar em sérios riscos, como por exemplo, a deficiência motora.

O que é a deficiência motora?
     Deficiência motora é uma disfunção física ou motora, a qual poderá ser de caráter congênito ou adquirido. Desta forma, esta disfunção irá afetar o indivíduo, no que diz respeito à mobilidade. À coordenação motora ou à fala. Este tipo de deficiência pode decorrer de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas e ainda de má formação.
ATIVIDADE AVALIATIVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA  
Pesquisar os nomes de músculos e ossos (pelo menos 30 nomes) que compõem o nosso corpo. Reescreva-os em folhas com pauta e capa e entregue no dia marcado pela professora.

0 comentários:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Obrigado pela visita!!!

Obrigado pela visita!!!
Pratique esportes! Brinque muito! Divirta-se ...
 
Copyright Educação Física Escolar 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .