RSS

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Fundamentos do voleibool - 7º ano



CARACTERÍSTICAS DO VOLEIBOL
POSIÇÃO DE EXPECTATIVA BÁSICA
              É o estado de prontidão que o jogador assume, posicionando o corpo de forma que responda imediatamente a um estímulo e aja em condições ideais de velocidade e qualidade de movimento. A posição básica é aquela que introduz a execução dos demais fundamentos.
         TOQUE DE BOLA POR CIMA
É o fundamento mais característico do jogo de voleibol e é responsável, na maioria das vezes, pela preparação do ataque, ou seja, pelo levantamento. 

MANCHETE

É o fundamento mais utilizado para a recepção de saques e para a defesa de bolas cortadas, pois o contato da bola se faz no antebraço, que é uma região que suporta melhor os fortes impactos provocados por ela nessas situações, quando comparado com os dedos que são utilizados pelo toque.

SAQUE POR BAIXO
O jogo de voleibol inicia-se com um saque, dando-se um golpe na bola solta no ar, pelo jogador que ocupa a posição 1, o qual estará atrás da linha de fundo, em qualquer lugar dos 9 metros de comprimento que ela possui.
 
SAQUE POR CIMA
O saque por cima também é conhecido como saque tipo tênis. Em virtude da velocidade que o braço pode atingir, o impacto na bola é bem mais potente que o saque por baixo.
 
CORTADA
 É o fundamento do voleibol que finaliza a maioria das ações ofensivas e visa enviar, por meio de um forte golpe dado durante um salto, a bola de encontro ao chão da quadra adversária.

BLOQUEIO
O bloqueio é um fundamento que visa interceptar junto à rede, a bola cortada pelo adversário. Essa habilidade de caráter defensivo pode se tornar ofensiva quando consegue enviar a bola contra o chão da equipe atacante.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Obrigado pela visita!!!

Obrigado pela visita!!!
Pratique esportes! Brinque muito! Divirta-se ...
 
Copyright Educação Física Escolar 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .