RSS

sábado, 17 de novembro de 2012

ALONGAMENTO X AQUECIMENTO



       Para entender a diferença entre os dois tipos de exercícios, o conceito de aquecimento é a repetição de exercícios para aumentar a circulação sanguínea, lubrificar as articulações, aumentar a temperatura corporal, melhorar o desempenho e prevenir lesões, entre outras. E o alongamento é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo.
       Durante muito tempo, exercícios de alongamento eram utilizados como uma forma de aquecimento quase que obrigatoriamente. Hoje, através de estudos verificou-se que exercícios de alongamento como única forma de aquecimento ou ainda executado de forma intensa, não são a maneira ideal de se aquecer.
       Um bom aquecimento deve ser composto inicialmente por movimentos que proporcionem o aumento da temperatura corporal; aumento da irrigação nos músculos, levando oxigênio e nutrientes para os mesmos; aumento da lubrificação nas articulações; entre outros. Preparando seu corpo e principalmente o sistema cardiovascular para uma atividade mais intensa. Essa primeira etapa pode ser feita através de uma boa caminhada ou um trote em um tempo de mais ou menos 10 min.
        Feito a primeira parte do aquecimento, de acordo com a modalidade a ser praticada, podem ser feitos movimentos específicos para os músculos e articulações que serão mais requisitados e é também nesta segunda etapa que podem ser incluídos breves exercícios de alongamento estático (sem movimento) leve com duração de 10 a 15 seg por posição, ou exercícios de alongamento dinâmico (com movimento controlado) executados com cuidado e respeitando seus limites. Pronto, feito o aquecimento adequadamente, seu corpo já se encontra preparado para a atividade principal, ajudando assim a evitar riscos de lesões.

ATIVIDADES
1- Diante do texto “alongamento x aquecimento”, explique com suas palavras o conceito de aquecimento.
2 - Os alongamentos são movimentos lentos que buscam a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo. Pensando nisso, diga para que serve, ou seja, qual é a função do alongamento?
3 - Quais são os movimentos que podem ser considerados de aquecimento?
4 - De acordo com a modalidade a ser praticada, podem ser feitos movimentos específicos para os músculos e articulações que serão mais requisitados, os alongamentos. Quais são os dois tipos de alongamentos? Como eles são executados? Explique.
5 - Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, diante disso, responda:

- Quais são os benefícios do alongamento para nossos músculos?

 

0 comentários:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Obrigado pela visita!!!

Obrigado pela visita!!!
Pratique esportes! Brinque muito! Divirta-se ...
 
Copyright Educação Física Escolar 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .