RSS

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Caracerísticas do Voleibol - 6º ano



O voleibol é praticado em uma quadra retangular (18m x 9m), dividida ao meio por uma rede que impede o contato corporal entre os adversários. A disputa é entre duas equipes compostas por seis jogadores que podem ter, no máximo seis reservas.
       O jogo consiste em golpear a bola de forma que ela passe sobre a rede, em direção ao campo adversário, evitando-se que ela caia no solo do seu próprio lado. Cada jogada se inicia por um saque, dado por um jogador posicionado atrás da linha de fundo da quadra. O saque deve passar por cima da rede, no espaço delimitado pelas antenas. A equipe que recebe o saque deve enviar a bola de volta ao campo daquele que sacou dentro das seguintes condições:
1 – Dar no máximo três toques na bola;
2 – Os toques devem ser realizados por jogadores alternados;
3 – Na execução de cada toque, não é permitido segurar ou conduzir a bola;
4 – Não permitir que a bola toque o solo de seu campo de jogo.

Rodízio
 Ao entrar na quadra, cada jogador deverá ocupar uma das posições indicadas abaixo:

Quando a equipe que não sacou vence o rali, ela realiza um rodízio no posicionamento dos seus componentes e terá o direito de sacar. O rodízio é realizado no sentido horário. Esse rodízio obrigatório faz com que, no desenvolvimento da partida, cada jogador tenha que ocupar cada uma das seis posições da quadra.
       O saque é sempre dado pelo jogador que estiver na posição 1, ele é o único jogador liberado da rigidez da regra do posicionamento, já que poderá se posicionar em qualquer lugar ao longo dos 9metros da linha de fundo. É importante destacar que ele não poderá ter contato com a quadra no momento da execução do saque. A jogada é considerada válida se a bola sacada tocar na rede (“queime”), e cair no campo da equipe adversária. O jogador tem 8 segundos para efetuar o saque. Se um jogador sacar fora de ordem, sua equipe será penalizada com a perda do saque.
       A disputa é vencida pela equipe que ganhar três tempos/set no sistema de cinco sets, ou dois tempos no sistema de três sets. A primeira equipe a atingir o 25º ponto será a vencedora de cada set, desde que haja uma diferença mínima de dois pontos em relação à pontuação adversária. Em caso de empate, 24 a 24 ou 25 a 25, o set terminará no 26º ou 27º ponto e assim sucessivamente, mantendo-se a necessidade dos dois pontos de diferença.
      No caso de cada equipe empatar no número de sets vencidos (2 x 2), o set decisivo será disputado até o 15º ponto. Nesse set decisivo, há também a obrigatoriedade da vantagem de dois pontos de uma equipe sobre a outra para a obtenção da vitória, sem limite de placar.


0 comentários:

Postar um comentário

Mensagem

Mensagem

Obrigado pela visita!!!

Obrigado pela visita!!!
Pratique esportes! Brinque muito! Divirta-se ...
 
Copyright Educação Física Escolar 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .